A contabilidade sempre foi muito influenciada pelos limites e critérios fiscais, particularmente os da legislação de Imposto de Renda. Esse fato, ao mesmo tempo que trouxe à Contabilidade algumas contribuições importantes e de bons efeitos, limitou a evolução dos princípios Fundamentais de Contabilidade ou, ao menos, dificultou a adoção prática de princípios contábeis adequados, já que a Contabilidade era feita pela maioria das empresas com base nos preceitos e formas de legislação fiscal, a qual nem sempre se baseava em critérios contábeis corretos.
Contabilidade é uma ciência aplicada que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades (ou a azienda, que é o patrimônio mais a pessoa que o administra), seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira.
O setor Contábil é responsável por toda a parte técnica e burocrática de uma empresa, cuidando dos balanços patrimoniais (Ativo X Passivo; Receitas X Despesas), além de prestar consultoria após análise do histórico da empresa em determinado período. Veja os serviços:
– Elaboração, apuração e envio da declaração de imposto de renda pessoal física;
– Elaboração das demonstrações contábeis (balanço patrimonial, balancete, D.R.E., D.F.C, D.R.A, D.V.A. e notas explicativas);
– Adequação e aplicações das normas contábeis, princípios contábeis (ITG, TG e a Lei nº 11.638/07);
– Elaboração, conferência e entrega de obrigações acessórias (SPED Contábil, DIPJ, IRPJ, REFIS, etc);
– Lançamentos e conferência dos relatórios e documentos financeiros e administrativos (extratos, contratos, fornecedores, clientes, impostos e prestação de serviços);
– Apuração e orientação sobre ganhos de capital na venda de bens;
– Preenchimento de relatórios bancários e DECORE;
– Consultoria contábil para análise e planejamento da atividade empresarial;
– Contabilidade Financeira
– Contabilidade Gerencial
– Contabilidade Internacional.